Menu Fechar

PSICOPEDAGOGIA E KIDCOACHING, UMA PARCERIA PARA DAR CERTO!

A Psicopedagogia é uma ciência que integra a pedagogia e a psicologia. Atua diretamente no processo de aprendizagem.

Por ter caráter interdisciplinar, utiliza recursos e métodos próprios para compreender, analisar e intervir de maneira eficaz e assertiva nas questões de dificuldades relacionadas ao processo de construção do conhecimento de crianças, adolescentes e adultos. 

Suas contribuições agregam valores e favorecem ganhos importantes no âmbito escolar. A ação eficaz do psicopedagogo, otimiza a performance dos estudantes. 

Já no ramo empresarial, a psicopedagogia está fortemente ligada ao aumento dos lucros e da produtividade como um todo, uma vez que desempenha funções em diferentes áreas da vida, como a cognitiva, emocional e social.

Como se dá o trabalho Psicopedagógico?

Por meio de instrumentos específicos de avaliação, o psicopedagogo, em parceria com outros profissionais (psicólogo, fonoaudiólogo, neurologista, neuropsicólogo, psiquiatra, pediatra), fecha um diagnóstico e intervém de maneira direta nos transtornos de aprendizagem. 

A maior parte destes transtornos são adquiridos ao nascimento ou enquanto o bebê ainda está em período gestacional. Há, no entanto, questões emocionais específicas que desencadeiam sintomas ou comportamentos muito semelhantes a eles. Neste caso, o acompanhamento psicopedagógico deve acontecer em paralelo ao apoio psicológico ou de outros profissionais que cuidem da saúde mental e/ou emocional. 

Diante dessa realidade, o trabalho psicopedagógico em parceria com o KidCoaching pode remeter a criança para resultados e ganhos extraordinários. Questões emocionais e desvios comportamentais oriundos de momentos situacionais podem ser facilmente solucionadas pelas ferramentas de Coaching. É importante ressaltar que toda e qualquer situação acometida por transtornos neurológicos deve ser tratada por profissionais específicos, uma vez que o Coach não faz terapias e tampouco diagnostica possíveis transtornos.

Uma boa abordagem Coaching junto à criança/família proporcionará a tomada consciente da autorresponsabilidade. O uso de ferramentas lúdicas desenvolvidas especificamente para o universo infantil permite que criança realinhe o seu comportamento e redefina de maneira SMART (neurologicamente corretas), os seus objetivos e metas, além de desenvolver as habilidades socioemocionais necessárias para uma boa convivência em família, na escola, com os amigos e em todas as relações interpessoais.

Ao atuar com a criança e a família, simultaneamente, o profissional Coach promove reflexões pontuais acerca da queixa apresentada, bem como a tomada de decisões que de fato sejam relevantes para o desenvolvimento infantil e para a conquista do objetivo pré-definidos pelos Coachees.

Embora o Coaching não diagnostique, nem trate os transtornos e deficiências, a sua parceria com o Psicopedagogo pode reverter a ganhos relevantes para o cliente, uma vez que a praticidade de suas ferramentas contribui de maneira relevante para a identificação do estado atual do Coachee e a definição de estados de sucesso desejados. 

Luana Santos 

* Texto escrito em português do brasil.
Gosta e segue-nos
Posted in Colunistas, Criança e Adolescente, Criar com Apego - Coaching, Desafios na Educação - 2 aos 12 anos, Luana Santos

Publicações Relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *