Menu Fechar

Os nossos colunistas

Joana Carvalho

licenciada em Terapia da Fala em 2011, pela Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro e Mestre em Ciências da Fala e da Audição. Exerce a sua profissão em Coimbra, onde tem um pequeno gabinete multidisciplinar no centro da cidade, espaço também ele dedicado à formação. Dinamiza o Projeto "Joana a Terapeuta" em várias redes sociais, dispondo ainda de um Canal de Youtube e blog, sobretudo dedicado às áreas da maternidade e educação. É CAM (Conselheira em Aleitamento Materno) desde 2017, dinamizando a este nível o "Projeto Eva" e tendo a representação em Coimbra do projeto nacional "Mães de Tribo", de apoio a mães, mulheres e grávidas. Em 2019 lançou o seu primeiro livro "Intervenção colaborativa da terapia da fala na ortodontia". Nesse mesmo ano lançou ainda vários jogos didáticos pedagógicos, em parceria com a marca portuguesa EUROPRICE, entre os quais: Jogo "Lógica" da Linha Baby e os quatro baralhos das cartas "Jogos em Família" (com os títulos "Peixinho", " Já chegámos", "Memo" e "Jogo das sílabas"). Já este ano foi lançado também com a sua colaboração a coleção "Crescer e Aprender", também ela composta por quatro títulos, com inspiração Montessori, e o jogo e "Antónimos" (Linha Baby).

Joana Fernandes

Licenciada em Comunicação Social. Apaixonada por viagens, animais e pela natureza, mas o seu maior amor é o seu filho Francisco. Acredita que a maternidade nos torna pessoas melhores e que isso ajuda a mudar o mundo, porque o amor gera amor! Adora as atividades com o Francisco, sejam elas pular em poças de lama, construir castelos e foguetões de cartão, pintar pedras e folhas, cozinhar bolachas ou simplesmente observar e descobrir formas nas nuvens…

Luana Santos

com 18 anos de experiência em Educação como Professora, Coordenadora Pedagógica, Psicopedagoga e Palestrante, é atualmente também Analista Comportamental, Coach, TeenCoach, KidCoach, Coach Escolar e Coach Parental. A área do Coaching e da Análise de Perfil Comportamental é a que a tem vindo a apaixonar. É Mãe da Letícia (16 anos) , Suzanna (9 anos), Erick (7 anos). Gere atualmente o projeto LURE - Centro de Desenvolvimento Humano Vive em Minas Gerais, no Brasil.

Margarida Rovira

Psicóloga, com especialização em psicologia clínica e da saúde, neuropsicologia e intervenção precoce, pela OPP. Apaixonada por bebés e pela família, desenvolve o seu trabalho com foco nas forças das famílias e na sua identidade única. Trabalha no âmbito da parentalidade e do neurodesenvolvimento, procurando apoiar a vinculação e promover a saúde mental. Co-fundadora do projeto Neverending Family, de apoio ao nascimento da família e do bebé. Profissional de Intervenção Precoce na ANIP, com representação no SNIPI, na ELI Coimbra 1.

Paula Rodrigues

Psicomotricista. Ter a oportunidade de promover o desenvolvimento das crianças e ajudá-las, bem como às suas famílias, a ultrapassar as suas dificuldades, são duas coisas que a fazem sentir-se muito agradecida por ter escolhido esta profissão. Ser recebida com “Ahhhhhh”, ou “Paulaaaaaa”, em formato de grito e as despedidas com abraços e beijinhos para o ar, são as provas de que precisa para sentir que está a fazer algo de bom. Provas estas que vão muito para além dos números, tão valorizados nos dias de hoje! Ao longo do seu percurso tem tido a possibilidade de trabalhar com várias crianças, desde idades muito precoces (4 meses) até à adolescência. Com desenvolvimento típico, ou com necessidades específicas. Tanto em contexto grupal, como individual. Todas estas experiências trouxeram-lhe novos desafios, novas oportunidades de aprendizagem e de crescimento, contribuindo assim para um leque variado de conhecimentos!

Pri da Matta

Brasileira do Espírito Santo, residente na Figueira da Foz há um ano e meio com o marido e os dois filhos, Joaquim 6 anos e Francisco 3 anos. Psicóloga, formada em 2012, é especialista em terapia cognitivo comportamental na infância e adolescência, facilitadora do PQIF. Passou a trabalhar com orientação parental por necessidade do consultório para melhorar os resultados comportamentais dos pacientes, área pela qual se apaixonou. Adepta da pedagogia montessoriana, da comunicação não violenta e da disciplina positiva ajuda educadores (pais, mães e professores) a praticar educação respeitosa de maneira consciente. É a idealizadora de um curso online Corda Bamba das Emoções, focado na regulação emocional do adulto e como ele pode ajudar a criança a se autorregular e do Reprograma – Orientação Parental, sessões direcionadas à aprendizagem da educação respeitosa, passando por um processo de autoconhecimento e reprogramação de trilhas mentais para a mudança de comportamento parental.

Raquel Duarte

Enfermeira Especialista em Saúde Materna e Obstetrícia (Enfermeira Parteira), trabalha no puerpério da Maternidade Bissaya Barreto em Coimbra. Conselheira em Aleitamento Materno, apoia mães e bebés ainda antes da sua especialidade. Formadora Certificada pelo IEFP. Organizou e coordenou um programa de preparação para o parto e nascimento, inserido no projeto "Terna Aventura" da Escola Superior de Enfermagem de Coimbra. Mãe de duas meninas que fizeram a mãe sentir necessidade de aprofundar conhecimentos em áreas mais específicas, especialmente a mais nova, a Sara, que nasceu com uma fenda labial (lábio leporino) e aos 4 meses foi diagnosticada alergia a proteína do leite de vaca através do leite materno.

Rosa Gonçalves

mãe de dois meninos maravilhosos, trabalha há três anos na área materno-infantil, área pela qual é apaixonada! É Consultora de Babywearing, Conselheira em Aleitamento Materno pela OMS / UNICEF e de Baby Led Weaning, facilitadora de Yoga e Mindfulness para crianças, Líder Yoga do Riso, formadora certificada pelo IEFP, técnica de Naturopatia, técnica de Massagem Ayuervédica, licenciada em Comunicação Social e Mentora do projeto No Colinho do Bebé - consultoria materno infantil.

Sara Morais Ferreira

Nasceu em 1985. Licenciada em Direito em 2008, pela Faculdade de Direito de Lisboa, com agregação na Ordem dos Advogados em 2012. Foi assistente de bordo durante 8 anos, sempre compatibilizando com os estudos e, posteriormente, com o exercício da advocacia. Mãe em 2017 de dois rapazes gémeos, deixa os ares e passa a exercer advocacia de segunda a sexta. Tem um blog familiar sobre: dicas de programas em família, programas a dois, viagens, receitas, enfim dicas sobre um quotidiano normalíssimo, mas cheio de vida e alegria.

Foto colunista

Sara Sampaio Simões

Argumentista. Nasceu em 1983, em Coimbra. Licenciou-se em Comunicação Social e, depois de uma passagem pelo jornalismo desportivo, começou, aos 23 anos, a escrever novelas e séries para televisão. Já assinou projetos de ficção da RTP, SIC, TVI e CMTV. Autora de dois livros e cronista numa revista online, integrou também equipas de conteúdos em programas de entretenimento.

Tania Dias

Licenciada em Comunicação (Social e Organizacional) e em Gestão, foi com a maternidade que explorou a sua verdadeira paixão. Desde a primeira gravidez que fez várias formações na área infantil como o curso de Conselheira de Aleitamento Materno (CAM), Massagem para bebés e a Certificação de Instrutora do Programa Baby Signs. Recentemente, formou-se como Coach Infantil, Juvenil, Parental e Educacional pelo ICIJ e em Analista de Perfil Comportamental. Mãe de duas crianças pequenas, criou o projeto 'Palavra de Mãe' que visa apoiar os todas as 'Mães' na maternidade, paternidade e na educação das crianças juntamente com a comunidade escolar.